Quem pratica esporte sabe o quão satisfatório é terminar o treino com a camisa suada e o sentimento de dever cumprido. Mas, o que pouca gente sabe, é que no suor não é eliminado apenas água, mas também eletrólitos - minerais fundamentais para o bom desempenho do nosso corpo e, quando em desequilíbrio, afeta o funcionamento dos músculos, sistema digestivo e até sistema nervoso.
No nosso organismo há diferentes eletrólitos como cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio, minerais encontrados dentro das células no sangue, urina e suor.
O processo é químico: os eletrólitos carregam uma carga elétrica positiva e negativa e, a partir dessa carga, atuam em processos importantes como na condução dos impulsos nervosos, na contração dos músculos (inclusive do coração) e na manutenção do equilíbrio hídrico.
Um exemplo prático da importância dos eletrólitos é que, para nosso músculo contrair, é necessário que ele encontre doses mínimas de sódio e potássio no corpo. Quando não há um equilíbrio dessas substâncias, o músculo pode contrair em excesso ou ocorrer uma fraqueza muscular afetando diretamente o rendimento.
Além disso, os eletrólitos, principalmente o magnésio, são essenciais para o relaxamento muscular.
A suplementação ajuda também na recuperação rápida pós-treino, diminuindo as dores musculares e prevenindo cãibras, permitindo o retorno mais rápido para a atividade.
O equilíbrio eletrolítico no organismo é primordial, e atletas e praticantes de esportes precisam estar atentos para a reposição desses minerais já que estão mais suscetíveis a grande perda de água durante os treinos.
5 sinais de que seu corpo precisa repor eletrólitos:
1 – Cãibras excessivas
Pode indicar falta de potássio, cálcio ou magnésio. O potássio é essencial para a função muscular, o cálcio auxilia na contração muscular e o magnésio é necessário para o relaxamento muscular. O desequilíbrio desses minerais pode ocasionar cãibras antes, durante ou após exercícios.
2 – Fadiga, dores de cabeça, tonturas
Esses sintomas podem ser causados pela falta de sódio, potássio ou magnésio. O sódio ajuda na regulação do equilíbrio de fluidos, diretamente ligados à dores de cabeças e tonturas. O potássio está envolvido na função muscular e o magnésio desempenha um papel importante na produção de energia.
3 – Batimento cardíaco irregular
Pode ser devido à deficiência de potássio, cálcio ou magnésio. O potássio é fundamental para a função cardíaca normal, o cálcio é necessário para a contração muscular, incluindo o músculo cardíaco, e o magnésio desempenha um papel na regulação do ritmo cardíaco.
4 – Fraqueza muscular
Assim como os demais sintomas já citados, o potássio, cálcio ou magnésio são os principais eletrólitos que agem na contração e relaxamento adequados dos músculos.
5 – Alteração na pressão arterial
A falta de sódio, potássio ou magnésio pode afetar a pressão arterial. O sódio desempenha um papel na regulação do volume de sangue e da pressão arterial, o potássio influencia a função dos vasos sanguíneos e o magnésio ajuda na regulação do fluxo sanguíneo.
Reposição de eletrólitos: fique atento aos rótulos dos isotônicos!
Uma dieta balanceada é fundamental para que o nosso corpo fique bem abastecido com eletrólitos. No entanto, quando o treino é mais intenso, a reposição com suplemento LIQUIDZ contribui para a resistência, força e recuperação geral.
A dica é: fique atento a maioria dos isotônicos do mercado, principalmente, devido ao nível de açúcar. Diferente da maioria dos isotônicos, o suplemento da LIQUIDZ é zero açúcar, sem corantes, com ingredientes orgânicos e tem concentrações ideais de potássio, magnésio e sódio, baseada em estudos científicos.
Treinos em dia e suplementação de alto nível e bem orientada: o resultado é boa performance e muito mais qualidade de vida para quem vê no esporte o melhor remédio para uma vida mais saudável.