Já parou para pensar que por melhor que seja uma casa, se a fiação não estiver funcionando, de nada adianta toda a beleza e a arquitetura? Se o nosso corpo fosse a casa, certamente os eletrólitos seriam parte desta fiação. Agora, para quem exige do corpo como um atleta, imagine o quão importante é esse equilíbrio.
E, apesar do termo ser pouco conhecido pela maioria, um dos protagonistas em manter as funções do corpo em pleno funcionamento são os eletrólitos.
Eletrólitos são minerais como sódio, potássio, cálcio, magnésio e cloreto que carregam cargas elétricas e ajudam a regular várias funções corporais, como a contração muscular, transmissão de impulsos nervosos, controle da pressão sanguínea, e até no equilíbrio hídrico do nosso organismo.
Reunimos aqui tudo o que você precisa saber a respeito para garantir a melhor performance nos treinos. Confira!
Importância dos eletrólitos para atletas
Apesar de ser fundamental para todos nós, para atletas, especialmente corredores de rua, a necessidade de manter um equilíbrio adequado de eletrólitos é ainda mais crítica. Isso porque, durante a atividade física intensa, o corpo transpira mais para dissipar o calor e manter a temperatura corporal dentro de limites seguros. Como resultado, há uma perda significativa de eletrólitos junto com a água através do suor.
Eles garantem o bom funcionamento de funções vitais como:
- Contração muscular: sem os eletrólitos, seus músculos podem apresentar espasmos ou travar durante a corrida.
- Transmissão nervosa: os impulsos nervosos que controlam seus movimentos ficam lentos ou falham, prejudicando seu ritmo e coordenação.
- Controle da pressão arterial: a desidratação por perda de eletrólitos pode levar à queda da pressão, causando tontura e fraqueza.
- Equilíbrio hídrico: a água, essencial para a performance, precisa dos eletrólitos para ser retida pelo corpo.
Durante a corrida, seu corpo transpira mais para te manter fresco, o que leva à perda de água e eletrólitos. Quanto mais intensa e longa a corrida, maior a necessidade de repor esses minerais.
O desequilíbrio de eletrólitos no corpo do atleta pode causar sintomas que podem variar desde uma tontura leve a até uma arritmia mais severa a qualquer momento do dia, e não necessariamente apenas durante o exercício. Os sintomas vão depender dos eletrólitos que se encontram em desequilíbrio no corpo.
No geral, os sintomas mais comuns são:
- Batimento cardíaco irregular;
- Alterações na pressão arterial;
- Fraqueza muscular, cãibras e formigamentos;
- Fadiga excessiva
Entre os corredores, o que você pode sentir caso esteja com déficit de eletrólitos:
- Dores agudas, cãibras e involuntárias nos músculos, geralmente nas pernas.
- Cansaço que não passa nem com descanso, dificultando até mesmo treinos leves.
- Sensação de que seus músculos estão fracos e sem força.
- Sensação de desequilíbrio e náuseas, principalmente após a corrida.
- Palpitações ou ritmo cardíaco acelerado sem motivo aparente.
Os repositores de eletrólitos
A hidratação com água pura é essencial, mas não é suficiente. Para repor os eletrólitos perdidos na corrida, é uma ótima alternativa utilizar uma bebida esportiva adequada.
Diferenciada por ter uma fórmula balanceada, com níveis de eletrólitos necessários, e não conter açúcar e conservantes, a bebida esportiva da LIQUIDZ é um repositor de eletrólitos indicado para quem pratica atividades físicas.
- Repõe os eletrólitos perdidos no suor, combatendo a desidratação e garantindo que seus músculos funcionem em alta performance durante todo o treino.
- O potássio presente na LIQUIDZ auxilia na regulação da contração muscular, prevenindo cãibras dolorosas e garantindo uma recuperação muscular mais rápida e eficiente.
- A combinação de potássio, sódio e magnésio otimiza a condução de impulsos nervosos, garantindo contrações musculares eficientes e coordenadas, fundamentais para uma performance poderosa e sem fadiga.
- O potássio auxilia na regulação da quantidade de água dentro e fora das células musculares, prevenindo a desidratação e garantindo que seus músculos funcionem em sua melhor capacidade durante todo o treino.
- Disponível em diversos sabores deliciosos, a LIQUIDZ torna a hidratação mais prazerosa e te ajuda a manter o foco nos seus objetivos.
Para uma rotina mais ativa, o recomendado são 2 sticks (sachês) de LIQUIDZ durante o dia. Para uma rotina mais leve, pelo menos 1 stick (sachê) durante o dia.
4 momentos em que é indicado repor eletrólitos:
- Antes dos exercícios: consumir uma bebida esportiva antes do treino ajuda a garantir que o corpo esteja bem hidratado antes mesmo do início da atividade física. Isso é especialmente importante em condições de calor ou umidade elevadas, onde o corpo pode perder líquidos rapidamente.
-
Durante exercícios prolongados e intensos: esportes de performance e resistência como corrida, triathlon, ciclismo, tênis, beach tênis, futebol, surf, entre outros, levam a uma perda maior de eletrólitos, que precisam ser repostos para o correto funcionamento das funções biológicas.
Nesses casos, indicado reposição durante as atividades físicas. - Após o treino: após o treino, consumir suplemento rico em eletrólitos é fundamental para ajudar na recuperação muscular e reidratação. Depois de todo o esforço, o corpo precisa encontrar os minerais necessários para fornecer energia ao longo do dia.
- Em condições de calor e umidade elevados: aumente a ingestão de eletrólitos em condições ambientais desafiadoras para ajudar na manutenção da hidratação e prevenir complicações relacionadas ao calor.
Desequilíbrio de eletrólitos: fique atento aos sinais
Eletrólitos são os fios essenciais para a sua performance brilhar na corrida. Importante sempre lembrar que, para manter um ritmo acelerado nos treinos, é muito importante contar com um acompanhamento médico e nutricional para ter as orientações necessárias para garantir que a saúde esteja sempre em dia - especialmente em casos de surgir qualquer sintoma fora do normal.
Fontes:
https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/2044/1303
https://cienciadotreinamento.com.br/eletrolitos-o-que-sao-qual-a-importancia/