Voltar

Como o suor influencia no seu rendimento nos treinos

O suor, ou sudorese, é um processo natural do corpo de produção de suor com o objetivo de regular a temperatura corporal. Entenda como lidar com ele!

+ 3 meses
04/10/2024
suor

Você sabe o que é a sudorese? Qual a importância dela para o corpo? 

A sudorese é a produção de suor e é um processo natural do corpo, com o objetivo de regular a temperatura corporal por meio da liberação de gotas de água salgada. Mas a sudorese pode afetar positiva e negativamente o desempenho esportivo. 

De forma positiva, a sudorese irá regular a temperatura corporal, mantendo o corpo em equilíbrio nos treinos. O lado negativo é a eliminação de eletrólitos pelo suor, falta de concentração e irritações na pele provocadas pelo suor na roupa. 

Apesar dos lados positivos e negativos, é possível compreender e lidar com a sudorese nos treinos e competições. Se você quer saber mais sobre o assunto, está no lugar certo. 

Continue a leitura e confira! 

O que é sudorese e como ela funciona?

A sudorese é o termo utilizado por médicos para definir o suor. 

O suor tem como função proteger os órgãos do superaquecimento do corpo, durante a atividade física ou em situações de calor intenso. 

Sendo assim, na prática de exercícios físicos, o corpo começa a liberar o suor por meio das glândulas sudoríparas e evita o superaquecimento do corpo. Com isso, o corpo também utiliza a sudorese para regular a temperatura interna. 

Mas a quantidade de suor produzido varia de acordo com a influência que o ambiente exerce sobre o corpo. Intensidade do exercício físico, temperatura do ambiente, umidade são fatores que podem te fazer suar mais. 

Até mesmo a genética pode influenciar, quando na família há casos de hiperidrose, pode acontecer da pessoa suar mais em determinadas situações. 

Qual o impacto da sudorese no rendimento esportivo?

Você pode estar se perguntando quais impactos a sudorese tem no rendimento esportivo, já que é possível suar mais durante a prática de atividade física. 

Entretanto, a sudorese apresenta benefícios e malefícios para o desempenho esportivo. Veja cada um deles a seguir! 

Benefícios da sudorese 

O primeiro benefício da sudorese é a termorregulação, ou seja, a transpiração evita o superaquecimento dos órgãos e da pele, sendo uma vantagem para manter o corpo e a temperatura em equilíbrio, durante o exercício. 

O segundo benefício é a eliminação de toxinas pelo suor. O suor elimina as toxinas e impurezas do corpo e da pele, auxiliando no processo de desintoxicação do corpo, “jogando fora” aquilo que o corpo não precisa para se manter saudável. 

Outro benefício da sudorese é a redução do risco de pedra nos rins. Recentemente, uma pesquisa da Universidade de Washington (EUA) apontou que a prática de exercícios com regularidade elimina o sal do corpo pelo suor, que ao invés do sal e do cálcio irem para os rins e para a urina, onde se formam os cálculos renais. 

Malefícios da sudorese 

O primeiro malefício da sudorese é a desidratação. Com a desidratação, o corpo perde muito líquido e também os eletrólitos importantes que mantêm o organismo em equilíbrio e em perfeito funcionamento. 

A fadiga também é um malefício causado pela sudorese, uma vez que o cansaço em excesso causa diminuição do desempenho físico e mental, fatores que influenciam negativamente qualquer treino ou competição. 

O terceiro e talvez um dos piores (após a desidratação), são as cãibras musculares. As contrações involuntárias e dolorosas dos músculos atrapalham o desempenho de qualquer treino ou competição, além do incômodo e dores que precisam de atenção. 

Como otimizar a sudorese para melhorar o desempenho esportivo?

Existem boas práticas que podem te ajudar a otimizar a sudorese e melhorar o desempenho esportivo. Veja algumas! 

  • Hidratação adequada: a ingestão de água e bebidas esportivas antes, durante e após o treino, irá te ajudar a controlar a sudorese e mantê-lo hidratado para a prática esportiva. 
  • Reposição de eletrólitos: uma dieta balanceada e rica em eletrólitos, como o sódio, potássio, magnésio e cálcio, são ótimos aliados para o controle da sudorese. 
  • Adaptação ao calor: quanto mais você se adaptar às diversas condições climáticas será ótimo para a otimização da sudorese. Você pode treinar em diferentes condições climáticas, para melhorar a capacidade de suar e regular a temperatura corporal. 
  • Uso de roupas adequadas: escolher tecidos leves e respiráveis que facilitem a evaporação do suor, irá facilitar a concentração na hora do treino, além de evitar alergias indesejadas ocasionadas pelo suor. 

Dicas para corredores e atletas 

Para que a sudorese não piore e chegue ao ponto de se transformar em hiperidrose, você pode tomar algumas medidas. 

A primeira delas é monitorar a cor da urina, que é um forte indicativo se o organismo está hidratado ou não. A cor clara indica boa hidratação, urina escura, desidratação. 

Observar os sinais físicos  de desidratação além da cor da urina é fundamental. Sede, boca seca, tontura, fadiga e fraqueza são alguns dos sintomas iniciais. 

O controle do peso também é uma medida para prevenir a sudorese excessiva. Por isso, pesar-se antes e depois do treino é importante para o monitoramento, pois é vendo o seu peso é que você terá sinais se está desidratado ou necessita repor eletrólitos. 

Porém, nunca deixe de consultar um profissional de saúde para orientação individualizada e fazer uma rotina de hidratação e reposição de eletrólitos. 

Agora que você já conhece sobre a sudorese, é fundamental criar uma rotina para refrear os efeitos negativos e otimizar o seu treino. Coloque todas as dicas em prática que você terá um alto desempenho esportivo nos treinos e competições. 

Além disso, adote uma rotina de hábitos saudáveis e de hidratação para ajudar ainda mais na sua performance e desempenho esportivo da melhor forma possível. 

Eletrólitos para você ter mais energia.

Experimentar agora

Conheça nossos experts

Escrito por:

Nathalia Pompermaier

Jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialista em produção de conteúdo digital.
Revisado por:

Danielli Mello

Nutricionista, PhD, especialista em Fisiologia do Exercício, professora, pesquisadora e autora de livros em sua área de atuação.

Cadastre-se na nossa newsletter

Tudo o que você precisa saber sobre ciência e saúde, direto para a sua caixa de entrada a cada duas semanas.

Ao se cadastrar você declara que concorda em receber comunicações de marketing por e-mail da LIQUIDZ.