Quando o assunto é suplementação, é bem comum escutar as palavras ferro, cálcio, vitamina D, Vitamina B12, dentre tantas outras... Mas, você já ouviu alguém falar que precisa suplementar magnésio no corpo? Provavelmente não!
Menos popular nas questões de suplementação, o magnésio é um nutriente essencial para o funcionamento físico e mental do nosso organismo. Especialmente os praticantes de esportes, que costumam eliminar esse mineral com mais facilidade, devem ficar atentos!
O magnésio bisglicinato (que é uma forma altamente absorvível do mineral, o que significa que é facilmente utilizada pelo corpo) desempenha diversas funções, como a ativação de músculos e nervos, contribui para a digestão de proteínas, gorduras e carboidratos e ativa a adenosina trifosfato (ATP – responsável pela energia do corpo).
O mineral também é fundamental para o bom funcionamento do nosso cérebro e sistema nervoso. Ele ajuda a proteger os nossos neurônios, participa diretamente na produção de neurotransmissores, como a serotonina, e participa da transmissão nervosa e da condução neuromuscular.
Magnésio na alimentação
Ele é encontrado em uma variedade de alimentos como vegetais folhosos verde-escuros como espinafre e couve, nozes, sementes como amêndoas e abacates, e peixes como salmão.
Incluir esses alimentos em uma dieta balanceada pode ajudar a manter esse mineral no corpo. O desafio é que esses alimentos nem sempre são valorizados em nosso dia a dia.
A dose recomendada de magnésio depende da idade e do sexo, mas uma faixa saudável é entre 310 e 420 mg/dia para a maioria das pessoas.
Suplementação com magnésio bisglicinato:
Para aqueles que desejam garantir uma ingestão adequada de magnésio, especialmente durante períodos de treinamento intenso, a hidratação com a bebida esportiva LIQUIDZ pode ser uma opção fácil e prática. Além de sódio e potássio, o suplemento tem 63mg de magnésio bisglicinato.
Veja os principais benefícios da suplementação correta no nosso corpo:
Os sintomas de deficiência de magnésio podem incluir:
A falta de magnésio no organismo pode resultar em uma série de sintomas que podem ser comuns a outros tipos de doenças, incluindo cãibras musculares, fadiga, irritabilidade e até mesmo arritmias cardíacas.
Para atletas, a deficiência de magnésio pode comprometer seriamente o desempenho e a recuperação após o exercício. Nesses casos, a perda do nutriente acontece principalmente por meio do suor.
Porém, é também possível ter déficit do mineral quando:
- Uso de álcool é muito frequente;
- Pessoas que sofrem de diarreia crônica;
- Micção excessiva de diabetes que não é bem gerenciada;
- Má absorção da doença de Crohn, doença celíaca e doença inflamatória intestinal.
Garantir uma ingestão adequada de magnésio, seja através de alimentos ou suplementos, pode fazer uma grande diferença na sua saúde em geral. Não deixe de priorizar esse importante mineral em sua rotina diária.
Fontes:
https://nutritionsource.hsph.harvard.edu/magnesium/
https://ods.od.nih.gov/factsheets/Magnesium-HealthProfessional/